segunda-feira, 10 de outubro de 2011

REALIZOU-SE A FESTA DO 5º ANIVERSÁRIO DO GRUPO DE CANTARES “OS CHALADOS”; - CANIDELO - GAIA



REALIZOU-SE A FESTA DO 5º ANIVERSÁRIO DO GRUPO DE CANTARES “OS CHALADOS”;





Regressado à terra após uma longa série de pequenas viagens que me ocuparam grande parte das semanas desde há mais de três meses e que têm provocado “interludializar” a frequência com que neste local participo, neste último sábado foi para mim o primeiro grande dia social, ao assistir à Gloriosa festa do 5º Aniversário do Grupo de Cantares “Os Chalados”.



Com efeito, neste dia 8 de Outubro de 2011, Sábado, realizou-se, com pompa e circunstancia, a festa do 5º Aniversário do já afamado Grupo de Cantares “os Chalados”, radicado na Célebre Associação Recreativa de Canidelo, que, desde 1935 acomoda e apoia grupos de índole musical e coral. Aliás, esta Associação, - Recreativa de Canidelo -, foi fundada naquela data por um punhado de Homens amantes da música e dos cantares. (Parte dessa história pode ser consultada na página do site








Porque havia que se realizar o primeiro concerto, por consequência o lançamento da ORQUESTRA LIGEIRA DE CANIDELO, que se encontra também alojada na mesma Associação, (esta Associação é de facto, uma mãe, um pai……e madrinha e padrinho, de tudo quanto é música e grupos musicais; basta lembrar que, já ali se realizavam os magníficos e saudosos espectáculos de beneficência a favor da Conferência de S. Vicente de Paulo, nos anos sessenta, em que também participei; ver


foi e muito bem, pensado fazer-se neste mesmo dia e, nesta festa, em simultâneo, tal majestoso concerto.



A primeira a actuar, a ORQUESTRA LIGEIRA DE CANIDELO, merece na realidade toda a atenção das nossas instituições, a todos os níveis, como, da Freguesia, da Municipalidade, Musicais, porque, demonstrou ali ser de muito boa qualidade e ter no seu seio instrumentistas de grande valor e capacidade para interpretar boa música, conforme o demonstraram nesta sua estreia. Igualmente os instrumentistas convidados para este concerto, todos de grande naipe.



Foram executadas grandes obras e, enxertos, de grandes compositores, com a perfeição tão ou quão possível quanto o exigível para as mesmas - composições musicais –, interpretadas já pelas mais excelentes orquestras.

A ORQUESTRA LIGEIRA DE CANIDELO esteve à altura daquelas outras distintas, (ouviram-se temas de Frank Sinatra e outros e, estilos como de Gllen Miller).

É uma Orquestra perfeccionista.





Seguiu-se o grupo de Cantares “Os Chalados” que, ofereceu a todos os assistentes um fantástico espectáculo, conforme vem sendo hábito, com as mais variadas composições que, tradicionais ou mais clássicas, deixaram o público absolutamente absorvido.

Durante todo o tempo em que estiveram a executar – cantando e tocando -, obras dos mais importantes e variados autores, ou outras de autores desconhecidos porque tanto são de antigas e enraizadas, porque, lavradas nos Cancioneiros Populares, O GRUPO DE CANTARES “OS CHALADOS” MOSTROU MAIS UMA VEZ A SUA ELOQUENTE FORMA DE REPRESENTAR E A SUA AFINADA CAPACIDADE ORAL E INSTRUMENTAL.

Ouviram-se temas como; “Se fores ao Alentejo” ; “Ó i Ó Ai” ;  “Ó Lampião” ; “Cegonha” ; “Vira do Minho” ;  “Senhor de Matosinhos e muitos mais.





Fechou o espectáculo retumbante surpresa; Um misto de Orquestra e Grupo de Cantares que formaram um excelente combinado interpretando canções clássicas da música portuguesa, popular e, até o sempre inebriado FADO.

O Duo, Grupo de Cantares e Orquestra Ligeira, com algumas dezenas de elementos, instrumentistas e vozes, realizou naquele salão um espectáculo digno de ter sido visto, que, deixou entusiastas todos de pé, a ovacionarem. Uma sala cheia.  

  



PARABÉNS A TODOS OS INTERVENIENTES COM OS VOTOS QUE CONTINUEM COM OS MAIORES EXITOS.





João da mestra

Sem comentários:

Enviar um comentário