domingo, 21 de agosto de 2011

SECA DE BACALHAU DE LAVADORES, EM CANIDELO, - O QUE RESTA DELA - E SUA CAPELA, EM PLENA APROVEITAÇÃO







*


SECA DE BACALHAU DE LAVADORES

*
 Como está aquilo que era uma fantástica avenida; a entrada principal da seca de bacalhau de Lavadores.



 Os pilares onde se esticavam as centenas de quilómetros de arame, onde se deitava o bacalhau a secar.



 Justa homenagem àquela que era uma das maiores secas de bacalhau do país, aos seus colaboradores, pescadores e frotas que nos mares lutavam para que todos tivessem uma vida de trabalho condigna.



SECA DE BACALHAU DE LAVADORES

Sou natural desta Freguesia de Canidelo.
Conheci esta Seca do Bacalhau a trabalhar em pleno, onde se empregavam centenas, ou mais de um milhar de mulheres e algumas, muitas, centenas de homens.
Ela proporcionava a independência financeira de centenas de famílias e de todo aquele milhar (?) de mulheres, mesmo antes de ser considerada sua, - das mulheres - a independência tão apregoada como agora. Dá dó, ver tudo desta forma abandonado, após alguém ter prometido melhor vida para os Portugueses.......


Veja o estado em que está a seca do bacalhau de Lavadores

ALGUNS COMENTÁRIOS ÁS FOTOS DE  majosilveiro 
http://www.panoramio.com/photo/15046509
http://www.panoramio.com/photo/15046234
http://www.panoramio.com/photo/15046469


AS FOTOS DE  BaLaSBulletS  E ALGUNS COMENTÁRIOS;
http://www.panoramio.com/photo/21538583
http://www.panoramio.com/photo/21538581
http://www.panoramio.com/photo/21538579
http://www.panoramio.com/photo/21538584


CAPELA DA SECA DO BACALHAU




Capela da seca

Mandada construir pelos proprietários da seca de bacalhau de Lavadores e, sua propriedade até muito recentemente, foi doada, segundo consta, (ou haverá essa vontade) ao povo de Lavadores, existindo uma comissão que presentemente cuida da sua conservação. Recebe os fiéis do lugar, assiduamente e, todos aqueles que queiram assistir aos cultos que lá se praticam.

Não entendo é, porque razão em Mapas de Portugal – mapaV.com mantêm a informação de que esta capela pertence à freguesia da Madalena, sendo que, o mesmo acontece a quase todos os monumentos da freguesia de Canidelo – a todos os mais importantes - e a quase a metade de toda esta freguesia.
É hilariante, ver as minhas fotos, feitas em terras de Canidelo – dentro das suas fronteiras -, como a da Igreja Paroquial de Canidelo e a do Cemitério da freguesia de Canidelo, entre centenas, com a classificação de freguesia da Madalena, nas informações daquele acima e igualmente no mapa do Google.
Eis as fotografias, todas elas de locais da freguesia de Canidelo, com a indicação nos mapas de Madalena:

 majosilveiro

1 comentário:

  1. AINDA SOU DO TEMPO; - SECA DO BACALHAU DE LAVADORES

    Em comentário para o BRASIL – Cidade de Santos: Viva caro Evaristo. Sabe que, em Portugal, EXISTIAM várias secas de bacalhau? Eu ainda conheci esta – DE LAVADORES, EM CANIDELO, a trabalhar. Era ainda muito criança, mas, está gravada na minha memória a "chiadeira" dos "carrinhos de mão" com que as mulheres transportavam o bacalhau para o irem estender nos arames "pousados" ao sol. Essa chiadeira, mais parecia uma sinfonia de centenas de instrumentos de sopro, todos a tocar pelo mesmo diapasão como que orientado por um maestro e, o som ia levado pelo vento, sempre norte, até distâncias longínquas. Era assim toda a manhã e, repetia-se a meio da tarde, antes dos nevoeiros, para o recolher. E, era desta forma que se sustentava o Povo trabalhador do lugar de Lavadores, da freguesia de Canidelo e de outras freguesias circunvizinhas do Concelho de Gaia e, até da cidade do Porto e de Matosinhos vinham pessoas que diariamente aqui trabalhavam. Cerca ou mais de mil (não posso precisar o número).

    Este texto foi aumentado; constava em comentário da minha galeria de fotografia na foto: http://www.panoramio.com/photo/15046509 De 17 de Outubro de 2008

    https://sites.google.com/site/majosilveiro/ainda-sou-do-tempo-contos-e-historias-verdadeias

    João da mestra, 25 de Novembro de 2011

    ResponderEliminar